Dr Vítor Eugênio – Urologista | BH

Angiomiolipoma: um guia completo sobre esse tipo de tumor renal.

Índice

Se você está procurando informações confiáveis sobre angiomiolipoma, está no lugar certo. Neste guia completo, exploraremos tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de tumor renal.

A palavra tumor deixa você preocupado? Acalme-se! O angiomiolipoma é um tumor benigno que ocorre principalmente nos rins. Embora seja considerado uma condição rara, é importante entender o que é, quando se preocupar e as formas de tratamento.

Você descobrirá como o angiomiolipoma pode afetar sua saúde. Compreender sobre as características do angiomiolipoma e os caminhos para lidar com ele ajudará você a tomar decisões informadas em relação ao seu tratamento.

Meu nome é Vítor Eugênio Ribeiro, sou Urologista e Uro-oncologista (CRM: 75.054 / RQE: 60.679), especializado em Cirurgia Robótica e dedico grande parte da minha atuação à ajudar pacientes com câncer em busca da sua cura. Espero que aproveite a leitura e estou à disposição para te atender em consulta caso necessário.

Não é o que está procurando? Se você estiveja interessado em saber sobre cistos, nódulos e câncer renal, escrevi sobre isso em outro artigo: Cisto e Nódulo no Rim: quando se preocupar com Câncer.

O que é o angiomiolipoma

Os angiomiolipomas são tumores benignos raros constituídos predominantemente de gordura e vasos sanguíneos.

Eles podem aparecer em diversos órgãos diferentes ou até simultâneamente, o órgão mais frequentemente acometido é o rim, mas também pode surgir no fígado, cordão espermático, adrenais, pancrêas, etc.

Os angiomiolipomas podem ser esporádicos ou serem associados à doenças genéticas, principalmente na Esclerose Tuberosa. O tipo esporádico é mais comum (80%), acomete mais frequentemente mulheres do que os homens (2-4:1), geralmente à partir dos 40 anos de idade. Os angiomiolipomas hereditários geralmente surgem em pacientes mais jovens, podem acometer os dois rins e também outros órgãos.

Esquema demonstrando o aspecto do angiomiolipoma e  exame de tomografia com diagnostico de angiomiolipoma
Esquema demonstrando o aspecto do Angiomiolipoma e Tomografia demonstrando um caso real.

Angiomiolipoma é grave?

A maioria das vezes os angiomiolipomas são assintomáticos e acabam sendo descobertos acidentalmente por exames de imagem solicitados por outros motivos.

Quando sintomáticos, geralmente estão associados à quadros mais graves, como angiomiolipomas grandes, especialmente maiores que 4-6 cm.

As lesões maiores que 4 centímetros, em mulheres grávidas ou em idade fértil são mais preocupantes pois podem apresentar hemorragia espontânea retroperitoneal, podendo necessitar inclusive de cirurgia de emergência.

Outros sintomas possíveis são dor abdominal, anemia, massa palpável no abdome ou flanco, sangramento na urina e hipertensão renovascular.

Exames de imagem

De forma diferente de outros tipos de lesões renais benignas, o diagnóstico de angiomiolipoma renal pode ser confirmado por exames de imagem, sem precisar necessariamente de cirurgia ou biópsia.

O pilar do diagnóstico está em identificar gordura macroscópica nas lesões suspeitas, isso pode ser feito por diversas formas.

Angiomiolipoma no Ultrassom.

Os angiomiolipomas geralmente aparecem como lesões hipoecogênicas e com reforço acústico posterior no ultrassom, porém, pode ser difícil diferenciar essas lesões do câncer renal de células claras por esse método.

Angiomiolipoma na Tomografia.

A maioria dos angiomiolipomas renais demonstra gordura macroscópica, com densidades menores que -20UH, o Carcinoma Renal de Células Claras raramente apresenta essas características.

Por outro lado, cerca de 5% dos angiomiolipomas são lesões pobres em gordura, podendo não ser diferenciados com segurança de outros tipos de lesões , dessa forma, podem ser descobertos após a cirurgia.

Angiomiolipoma na Ressonância Magnética

A ressonância magnética é um excelente método para detectar angiomiolipomas.

O exame também detecta o componente de gordura característico, mas também pode ajudar na diferenciação de lesões pobres em gordura através da perda de sinal (Chemical shift signal). Em casos duvidosos, a biópsia renal percutânea pode ser útil.

Angiomiolipoma desaparece?

Os angiomiolipomas são lesões sólidas renais e dificilmente desaparecem sem alguma forma de tratamento.

Angiomiolipoma cresce rápido?

A maioria dos angiomiolipomas possui crescimento lento ou estabilidade, podendo inclusive ser acompanhados por longos períodos.

O crescimento varia conforme a apresentação, sendo os casos esporádicos de evolução mais lenta. Estudos de séries de casos monstraram um crescimento anual de aproximadamente 1.25 cm/ano para os angiomiolipomas associados à Eslcerose Tuberosa versus 0.19 cm/ano para casos de angiomiolipoma esporádico.

Angiomiolipoma pode virar câncer?

A imensa maioria dos angiomiolipomas são benignos e não possuem o potencial de gerar metástases.

Por outro lado, existe um subtipo raro de angiomilipoma chamado de Epitelipoide, representando menos de 1% de todos os casos de tumores renais, que se comporta de maneira agressiva. Essas lesões geralmente se apresentam maiores que 7 cm ( 10cm em média) e geralmente são pobres em gordura, sendo parecidas com o Carcinoma Renal de Células Claras.

Tratamento do Angiomiolipoma

O tratamento do angiomiolipoma deve considerar especialmente o risco de sangramento, o tipo de angiomiolipoma (hereditário ou esporádico) e o acesso à serviços de saúde.

Acompanhamento e vigilância ativa

De forma geral, o tratamento de escolha na maioria dos casos é o acompanhamento ou vigilância ativa. Nesse contexto, são realizados exames de imagem periódicos para avaliar o crescimento e, se for necessário, intervir no momento adequado. A maioria dos pacientes que realizam o seguimento não vão precisar de tratamentos invasivos.

Por outro lado, nos pacientes com alto risco de ruptura (ex: mulheres em idade fértil), nos pacientes sintomáticos e em pacientes sem acesso adequado aos serviços de saúde o tratamento deve ser feito, dando prioridade à metodos minimamente invasivos e poupadores de rim, com destaque para a angioembolização e nefrectomia parcial.

O tamanho das lesões é um parâmetro importante e sabemos que tumores maiores possuem maior risco de sangramento e complicações, porém, o valor isoladamente não define o tratamento e mesmo lesões maiores que 4 cm podem ser acompanhadas e não apresentar progressão. Outros fatores que podem ser levados em consideração são crescimento maior que 0,25cm/ano e aneurismas intratumorais maiores que 5mm.

Angioembolização

A angioembolização é o tratamento de escolha em caso de hemorragias espontâneas inesperadas, visto que, uma cirurgia nessas condições possui enormes chances de remoção total do rim.

Além disso, é um tratamento com baixa taxa de complicações e também pode ser utilizado de forma programada. As vantagens dessa forma de tratamento em relação à cirurgia incluem menor agressividade e índice de complicações. No entanto, o tratamento pode ser menos eficaz, com maior nível de recorrência e uma taxa de retratamento que pode chegar à 25-30%.

Cirurgia: nefrectomia parcial

A cirurgia é uma forma muito efetiva de tratar os angiomiolipomas e sempre que considerada deve-se priorizar técnicas poupadoras de rim e , se disponível, técnicas minimamente invasivas como a cirurgia videolaparoscópica ou robótica.

Nessa técnica, é retirado uma pequena parte do rim contendo o angiomiolipoma com preservação do parênquima renal restante. O uso de técnicas mais modernas diminuiu muito as taxas de complicações, acelerou a recuperação e possibilitou um retorno rápido as atividades usuais dos pacientes.

A cirurgia é um tratamento mais agressivo que a angioembolização, mas também possui menores taxas de retratamento.

Ilustração demonstrando a Nefrectomia Parcial Robótica para retirada de uma lesão renal.

Medicamentos

Sabia que é possível tratar e até diminuir o tamanho do angiomiolipoma com remédios?

O tratamento de angiomiolipomas em pacientes com Esclerose Tuberosa possui um tratamento que pode reduzir em mais de 50% o tamanho das lesões em pacientes com a mutação genética.

Essa é uma forma importante de tratamento nesses pacientes, já que eles possuem uma chance maior de recorrência e de apresentar tumores múltiplos, dificultando tratamentos com a angioembolização e a cirurgia.

O medicamento utilizado com mais frequência se chama Everolimus, é um imunossupressor da categoria dos inibidores da mTOR, usado no tratamento de alguns tipos de câncer. Essa medicação é mais eficaz e estudada em pacientes com Esclerose Tuberosa, porém, é importante ressaltar que nem todos os pacientes vão apresentar uma resposta satisfatória e ela está associada à efeitos colaterais.

Conclusão

Apesar de ser uma doença relativamente rara na população em geral, os angiomiolipomas representam parcela significativa dos tumores renais benignos. Sua apresentação é variada, podendo se apresentar de forma esporádica ou hereditária associada à Esclerose Tuberosa.

Apesar de ser uma doença benigna possui o risco de complicações graves como o choque hemorrágico em casos específicos. Existem diversas formas de tratamento que variam desde acompanhamento até cirurgia.

É importante que você esteja acompanhada por um médico que entenda bem do assunto, conheça os riscos e benefícios de cada tipo de tratamento e as características da doença. Não existe “receita de bolo” se tratando de angiomiolipomas e o manejo tem que considerar as particularidades únicas de cada paciente.


Gostou do artigo? Confira outros artigos escritos por mim no blog

Cisto e Nódulo no Rim: quando se preocupar com Câncer.

Tudo sobre Câncer de Próstata: dos sinais ao tratamento.

Cálculo renal, cirurgia à laser, duplo J: tudo o que você precisa saber!

O que é a cirurgia Vasectomia?

Referências

Renal angiomyolipoma – Radiopaedia

Renal Cell Carcinoma – EAU Guideline

R.M. Seyam, N.K. Bissada, S.A. Kattan, et al. Changing trends in presentation, diagnosis and management of renal angiomyolipoma: comparison of sporadic and tuberous sclerosis complex-associated forms. Urology, 72 (2008), pp. 1077-1082.

Fernández-Pello S, Hora M, Kuusk T, Tahbaz R, Dabestani S, Abu-Ghanem Y, Albiges L, Giles RH, Hofmann F, Kuczyk MA, Lam TB, Marconi L, Merseburger AS, Powles T, Staehler M, Volpe A, Ljungberg B, Bex A, Bensalah K. Management of Sporadic Renal Angiomyolipomas: A Systematic Review of Available Evidence to Guide Recommendations from the European Association of Urology Renal Cell Carcinoma Guidelines Panel. Eur Urol Oncol. 2020 Feb;3(1):57-72. doi: 10.1016/j.euo.2019.04.005. Epub 2019 Jun 4. PMID: 31171501.

Hatano T, Egawa S. Renal angiomyolipoma with tuberous sclerosis complex: How it differs from sporadic angiomyolipoma in both management and care. Asian J Surg. 2020 Oct;43(10):967-972. doi: 10.1016/j.asjsur.2019.12.008. Epub 2020 Jan 17. PMID: 31959574.

Restrepo JCÁ, Millan DAC, Sabogal CAR, Bernal AFP, Donoso WD. New Trends and Evidence for the Management of Renal Angiomyolipoma: A Comprehensive Narrative Review of the Literature. J Kidney Cancer VHL. 2022 Jan 21;9(1):33-41. doi: 10.15586/jkcvhl.v9i1.177. PMID: 35096516; PMCID: PMC8792032.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
Dr Vitor Eugenio Ribeiro

“Meu objetivo é proporcionar a cada paciente a confiança de que estão recebendo atenção médica da mais alta qualidade, embasada em conhecimento atualizado e técnicas de ponta.”

Dr Vítor Eugênio Ribeiro | Urologia e Cirurgia Robótica

CRM: 75.054 / RQE: 60.679

Vítor Eugênio Ribeiro - Doctoralia.com.br

DEPOIMENTOS

O que dizem os pacientes

Dr. Vitor foi extremamente atencioso no meu atendimento e acompanhamento. Teve disponibilidade, estabelecendo contato para caso eu precisasse de algum apoio e sempre respondendo com agilidade às mensagens, oferecendo orientações detalhadas. Quando precisei fazer um procedimento cirúrgico foi ao hospital no domingo, dando continuidade ao atendimento prontamente. Proativo em perguntar sobre como eu estava me sentindo após o procedimento e indicar outros especialistas que serão necessários.

Marilia Carneiro

Muito atencioso e bem detalhista em relação a doença e ao procedimento cirúrgico,pontual e interessado.
Gostei e recomendo.

Marcos Antônio De Resende

Desconheço médico e equipe mais atenciosos! Que zelo, cuidado, carinho e atenção .
Super disponíveis. Maravilhosos!
Muito obrigada !
Mais que recomendo ! O melhor!

Thais Vitor Campelo

Dr. Vítor Eugênio Ribeiro | Urologista e Cirurgia robótica | Câncer e Hiperplasia de Próstata, Cálculo Renal, Vasectomia

5,0Out of 5 stars

Overall rating out of 12 Google reviews

Excelente cirurgião, extremamente capacitado, acompanha regularmente os pacientes. Vale ressaltar o carinho que teve comigo, contribuindo de forma exemplar para meu restabelecimento. Precisando de algum esclarecimento estou a disposição.

Excelente profissional, somos muito gratos pela dedicação e atenção com meu pai e nossa família diante de momento delicado. Recém operado de uma cirurgia com o Dr. Vitor, meu pai está recuperado e muito feliz

Atendimento humanizado com uma equipe dedicada e atenciosa,me fazendo sentir seguro e acolhido durante todo o processo.

Maicon Dom
3 dias atrás

O Dr Vitor é um otimo profissional. Super tranquilo e competente. Fiz vasectomia há 10 dias atras, após 6 anos criando coragem, e a recuperacao foi ótima! A cirurgia foi mto rapida tb. Super recomendo o dr Vitor Eugênio. Vc que está com medo pode marcar uma consulta com ele que ele vai te deixar traquilo!!! Mais um objetivo concluído! Grande abraço dr Vitor!!!✊🏽✊🏽✊🏽

Adalgiza Lemos
um mês atrás

Atendimento nota 10, tanto pela equipe de funcionários quanto pelo atendimento médico. Cheguei com muita dor e fui prontamente atendida, encaminhada para os exames e para o bloco cirúrgico. Dr Vitor também retornou minhas mensagens no WhatsApp. Muito atencioso.

Maria Oliveiros
um mês atrás

Minha experiência com Dr.Vitor foi excelente. Na primeira consulta recebi o diagnóstico, mais difícil de ser ouvido : uma neoplasia na bexiga (câncer) Neste momento tive um acolhimento excepcional da parte dele. Suas explicações a respeito da doença, esclarecimento de todo o processo, tirando todas as dúvidas, explicando as etapas a serem seguidas e que com sua experiência me trouxe muita confiança o que fez total diferença na minha forma de encarar a doença. Já a partir deste primeiro contato senti que teria todo o apoio e acolhimento necessário para seguir meu tratamento. Recebi do Dr. Vitor um acompanhamento ágil, acolhedor, gentil com explicações claras sempre que necessário. Minha cirurgia foi agendada e realizada com todos profissionais atenciosos e preparados para me tranquilizar neste momento dificil e realizada por Dr. Vitor com sucesso total! Recebi um excelente atendimento no pós operatório com profissionais competentes e atentos as necessidades para uma recuperação tranquila. Desde o início do atendimento às explicações sempre foram claras, precisas e rápidas o que dá ao paciente segurança e tranquilidade para superar todas as etapas necessárias para "juntos" (médico e cliente) seguirmos o caminho para o sucesso total. O caminho é longo, mas com o acompanhamento especializado diferenciado e acolhedor do Dr. Vitor tenho certeza que tudo será superado e teremos êxito no tratamento e cura. Se vc desconfia de qualquer situação diferente do habitual na sua urina (a minha ficou cor de rosa) não perca tempo e procure rapidamente o atendimento de um Urologista pois o diagnóstico precoce faz toda a diferença no seu tratamento. E se precisa de um Urologista recomendo Dr. Vitor Eugênio Ribeiro. Maria Aparecida Oliveiros Rocha

DJ André Landim
2 meses atrás

Literalmente um anjo de Deus na minha vida ! No mesmo dia em que me senti mal, fui operado e desde o início o Dr. Vitor foi super atencioso de forma que meu problema de cólica renal e o procedimento cirúrgico de retirada da pedra do ureter resolveu meu problema em tempo recorde! Super recomendo !!!

jeanie steadman
2 meses atrás

Tendo um momento difícil na questão de saúde urológica, doutor Vitor Eugênio Ribeiro fez toda a diferença! Foi diagnosticado com pedra na uretra que Gerou uma infecção muito grave. A experiência dele como cirurgião , junto com o carinho e profissionalismo que ele mostrou, me deu uma segurança durante a diagnostica, o tratamento e a cirurgia. E a atenção que ele dava para meu bem estar, me surpreendeu! Recomendo ele como médico para todas as necessidades urológicas!

Adalgiza Lemos
um mês atrás

Atendimento nota 10, tanto pela equipe de funcionários quanto pelo atendimento médico. Cheguei com muita dor e fui prontamente atendida, encaminhada para os exames e para o bloco cirúrgico. Dr Vitor também retornou minhas mensagens no WhatsApp. Muito atencioso.

Meu esposo, fez cirurgia robótica com a equipe do Dr. Vitor. Atendimento de excelência, humano, atencioso, e dedicação total, antes, durante e o pós cirurgia. Desejo todo bem do mundo a esta Equipe. E aqueles que precisarem tenha fé em Deus. E procure profissionais qualificados.

Atendimento humanizado com uma equipe dedicada e atenciosa,me fazendo sentir seguro e acolhido durante todo o processo.

Excelente cirurgião, extremamente capacitado, acompanha regularmente os pacientes. Vale ressaltar o carinho que teve comigo, contribuindo de forma exemplar para meu restabelecimento. Precisando de algum esclarecimento estou a disposição.

ABERTA
AMIL AMPLA / FACIL
AASMED
BRADESCO SAUDE
CAPESESP
CASSI
CASU
CEMIG SAUDE
CNEN( Audicare)
COPASS
CORREIOS POSTAL SAÚDE
FIAT
FUNSA
GEAP
GOLDEN CROSS
HAPVIDA
INTERMEDICA (GNDI)
IPSEMG( Qualificada)
IPSM
MEDGOLD
MEDSENIOR
MEDSERVICE
SAUDE CAIXA = FUNCEF
USISAUDE

Veja abaixo a lista dos convênios atendidos pelo Hospital Vila da Serra:

  • ABERTTA SAÚDE – Arcelor Mittal
  • Agros
  • Allianz
  • Amagis
  • Amil
  • AMMP
  • Vale
  • Bradesco Saúde
  • MAPFRE
  • Casu
  • Cemig Saúde
  • Copass
  • Desban
  • FSFX – Usisaúde
  • Stellantis Saúde (Fiat)
  • FUNDAFFEMG
  • Fundação Itaú
  • Gama Saúde
  • Golden Cross
  • Mediservice
  • Plamhag
  • SulAmérica
  • You Saúde

* Verifique se o tipo do seu plano de saúde é atendido no Hospital Vila da Serra e quais as condições para o atendimento (especialidades, setores de atendimento, entre outros).

***Sujeito à alterações.